Saiba o que levar em conta na hora de decidir estudar no exterior

Você está pensando em estudar no exterior? Se esse é o seu caso, você já deve imaginar o quanto essa experiência pode mudar a sua vida para sempre. Além da vivência em uma nova cultura, estudar no exterior te proporciona novas experiências que podem contribuir, e muito, tanto para sua vida pessoal quanto profissional.

Pode até mesmo ser uma porta de entrada para quem quer encontrar um trabalho ou mesmo morar em outro país. Por ser uma decisão importante, você precisa estar preparado.

Em primeiro lugar, você precisa escolher o país e a cidade ideal, as melhores instituições de ensino e ainda organizar tudo o que você necessita para essa viagem tão especial.

O que você precisa saber para realizar o sonho de estudar no exterior

Tenha um objetivo claro em mente

Já parou para pensar no que você busca com essa experiência? Antes de mais nada, você precisa escolher o tipo de curso que você quer fazer e qual o idioma. A maioria das pessoas que quer estudar no exterior costuma optar por países de língua inglesa, já que é o idioma mais usado internacionalmente.

Países como a Irlanda, por exemplo, trabalham com diversas escolas e oferecem opções de cursos de inglês para todos os níveis. O melhor de tudo é que esses cursos não costumam ter pré-requisitos e podem ter duração de a partir de duas semanas.

Os estrangeiros também podem estudar no exterior em cursos de nível superior. Muitas universidades internacionais reservam vagas e até oferecem bolsas de estudo para estudantes com bom desempenho acadêmico vindos de outros países.

Opções de países que possuem cursos de idioma e universidades para quem quer estudar no exterior não faltam. Dentre os melhores países para quem quer estudar fora estão a Irlanda, Canadá e Austrália.

Escolha em que país você quer estudar

Em que país e cidade você gostaria de viver? Depois te ter seu objetivo definido, é preciso pensar sobre onde você vai viver essa experiência. Isso porque o destino escolhido é um fator decisivo para o tipo de curso que você pretende fazer. Afinal, só assim é possível tomar o próximo passo de escolher a escola ou universidade onde você vai estudar.

Além disso, veja qual destino te chama mais atenção também pelos aspectos históricos e culturais. Ao estudar no exterior, você vai vivenciar todos os dias a cultura de um país diferente do seu de origem.

Dependendo do país escolhido, você ainda pode aproveitar para visitar outros lugares próximos e fáceis de chegar. Na Europa, por exemplo, é bastante simples e relativamente barato visitar outros países. Em comparação ao Brasil, as distâncias entre os lugares são curtas e você ainda encontra várias ofertas dos chamados voos low cost. Com isso, passar um final de semana em outro país é mais uma possibilidade.

Para quem sonha em fazer mochilão pela Europa, morar em um país europeu torna essa atividade imperdível. Você pode aproveitar as férias e conhecer diferentes culturas, podendo visitar mais de um país de uma vez só.

Veja quais são os documentos necessários

Saiba que para embarcar é necessário estar pronto para toda a burocracia que vem adiante. Portanto, verifique com a instituição de ensino onde você quer estudar o que é preciso providenciar até a sua chegada.

Você ainda precisa estar com o passaporte em dia, cumprir os requisitos para o visto de estudante, comprar a passagem aérea e resolver onde você vai ficar hospedado. O melhor, sempre, é não deixar nada disso para a última hora. Além das etapas burocráticas, você precisa ter tempo suficiente para resolver tudo com calma.

Há ainda o seguro saúde, exigido pela maioria dos países. E ele deve ser feito antes da viagem. Os preços do seguro e dos voos podem variar, por isso, pesquise e compare os preços para escolher a melhor opção. Para encontrar voos com um preço bacana é preciso reservar a sua passagem com antecedência.

No caso dos cursos superiores, você provavelmente vai precisar de um certificado internacional de língua inglesa. Primeiro, verifique com a instituição de ensino qual exame é aceito como evidência de fluência no idioma. Os mais procurados são o TOEFL (Test of English as a Foreign Language) e o IELTS (International English Language Testing System).

Enquanto o TOEFL é mais disseminado entre as universidades do Estados Unidos e Canadá, o IELTS é o principal exame para avaliação do nível de inglês usado pelas instituições do Reino Unido, Austrália e Nova Zelândia, além de milhares de outras no mundo inteiro.

Escolha o programa ideal para você

Está com medo de alguma coisa não dar certo até a sua viagem? Saiba que você não precisa se sentir inseguro. Para garantir que tudo vá correr bem, você deve escolher o programa ideal para o tipo de viagem e experiência que você deseja ter. Caso você precise de ajuda nessa tarefa, fique sabendo que você pode contar com uma agência de intercâmbio.

Por ser autoridade no assunto e conseguir te ajudar com toda a burocracia e logística da sua viagem, uma agência de intercâmbio te dá todo o apoio que você precisa desde a escolha do programa ideal até da acomodação, seguro viagem, bagagem, dentre outros.

Com serviços que cabem no seu bolso e atendimento personalizado, uma agência de intercâmbio pode te dar a confiança que você precisa para uma experiência especial.

Embarque nessa viagem que vai mudar a sua vida

Com certeza, você não vai se arrepender de estudar no exterior. É uma experiência única de crescimento e muito aprendizado. A cultura, os lugares e as pessoas que você vai conhecer ainda podem trazer novas oportunidades para a sua vida.

É claro que você precisa se organizar muito bem para que tudo saia como o esperado. Tenha também tranquilidade para evitar que a insegurança te desanime. Ao fazer com que essa experiência se torne realidade, você só tem a ganhar!

Compartilhe o post:

Telegram
WhatsApp
Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
favicon

Vamos viajar?

Fale com a My!