Trabalhar no exterior: o passo a passo completo para o seu intercâmbio de trabalho

Você está pensando em novas oportunidades de trabalho no exterior?

Com certeza, essa é uma experiência única e enriquecedora na vida de qualquer um. Mas, se você tem incertezas por não saber se vai dar certo, se as coisas seguirão como planejado ou como proceder diante de toda a burocracia, não se preocupe. Você deve de fato pesquisar bastante antes de tomar essa importante decisão.

Apesar de não ser uma das tarefas mais fáceis do mundo, o esforço certamente vai valer a pena no final. Basta saber como chegar até lá e, acima de tudo, pensar direitinho sobre como você espera que essa experiência contribua para o seu futuro, seja na sua vida pessoal ou profissional.

Para lhe ajudar a entender como você pode planejar a sua viagem, conheça agora os passos que você deve seguir para ter a certeza de que trabalhar no exterior pode ser a experiência que você almeja. Confira agora!

Os 5 passos principais para escolher por um intercâmbio de trabalho

1. Tenha um objetivo definido

Você já sabe o que está buscando com essa experiência e quais são os seus objetivos principais? Antes de mais nada, é preciso pensar sobre isso. Afinal de contas, a sua decisão sobre qual país ir e o que você precisa para colocá-la em prática dependem diretamente do objetivo que você pretende atingir ao trabalhar no exterior.

Algumas pessoas querem aprimorar o currículo, outras estudar um novo idioma e vivenciar uma cultura diferente. Há também quem tenha a intenção de morar definitivamente em outro país.

Apesar das diferenças culturais assustarem alguns, a vivência em uma nova cultura é transformadora, pois te permite adquirir novas capacidades, ficar fluente em uma nova língua e conhecer pessoas de outras partes do mundo.

2. Escolha qual país mais lhe interessa

Ainda não sabe para onde ir? Na hora de escolher o seu destino, avalie como você pode trabalhar por lá, quais são as áreas em que você é capaz de atuar e se a língua local corresponde ao seu interesse.

Alguns países são bem conhecidos e bastante procurados pelos brasileiros que querem trabalhar no exterior, como é o caso da Nova Zelândia, Irlanda, Canadá e Austrália. Isso porque eles são países mais abertos a estrangeiros em busca de emprego e permitem que você trabalhe com um visto de estudante.

Mas, fique atento, já que para cada país existe uma especificação diferente com relação ao visto que permite trabalhar. No Canadá, por exemplo, você pode se matricular em uma universidade, obter o visto de estudante e trabalhar meio período.

Por outro lado, para trabalhar na Austrália, ser aceito por uma instituição de ensino é suficiente. Eles permitem o trabalho por até 20h semanais, bem como a Nova Zelândia. Na Irlanda, os estudantes estrangeiros podem trabalhar meio período durante as aulas e integralmente nas férias.

3. Pesquise sobre as oportunidades de trabalho no país escolhido

Você sabe com o que gostaria de trabalhar no exterior? Além de procurar por um emprego que você tenha afinidade, veja quais são os setores que mais oferecem vagas para brasileiros. Isso não só influencia na sua escolha, como aumenta as suas chances de conseguir um trabalho.

Visite os sites de vagas de emprego do país escolhido e estude as oportunidades disponíveis, qual o perfil de profissional que as empresas buscam e os requisitos para conseguir ser aceito.

Com isso, você pode começar a montar seu currículo, atualizar seu LinkedIn, se preparar para as entrevistas e correr atrás de outras qualificações caso seja necessário.

4. Analise quais documentos você deve providenciar

Quais documentos você precisa para trabalhar no exterior? Vamos lá! Por mais que seja chato, é praticamente impossível fugir da burocracia, já que para trabalhar no exterior você precisa obter um visto, se matricular em uma instituição de ensino para estudar um idioma ou fazer um curso de nível superior.

Para tudo isso, vários documentos são necessários. O quanto antes você começar a providenciá-los melhor!

Se vai estudar em uma universidade, você deve estar atento ao período de início do semestre para preparar todos os documentos necessários antes de começar as aulas. E, antes de se candidatar para um visto, organize todos os documentos solicitados nos mínimos detalhes.

Você provavelmente ainda vai precisar traduzi-los para a língua do país para que sejam validados. Estar atento aos prazos também é extremamente importante, afinal você não quer perder o prazo da entrega e acabar deixando passar essa oportunidade, certo?

5. Encontre a agência de intercâmbio ideal para a sua experiência

Como você já deve ter percebido, o sonho de trabalhar no exterior demanda bastante tempo. Você precisa pesquisar bastante para descobrir como funcionam todos os processos, de acordo com cada país, além de avaliar as vagas de emprego disponíveis para estrangeiros e providenciar uma série de documentos.

É por isso que as agências de intercâmbio estão disponíveis para ajudar nesses momentos!

Elas facilitam, e muito, todas as etapas para você e ajudam a otimizar o seu tempo, pois sabem quais são os documentos que você precisa providenciar e tudo o que é necessário ser feito para alcançar o seu sonho de trabalhar e estudar no exterior.

Embora possa haver obstáculos no meio do caminho, eles podem ser superados com o apoio de uma agência que entenda do assunto. Elas contam com profissionais que já passaram por essa experiência oferecendo todo o suporte que você precisa antes de viajar, e acompanhando o andamento dos seus processos.

O que você está esperando para realizar o sonho de trabalhar no exterior?

É quase impossível não ser impactado pelo desejo de  viver uma cultura diferente da sua. Ao trabalhar no exterior, você se desenvolve profissionalmente, adquire novas habilidades e ainda aprende muito no dia a dia. Isso porque tudo é novidade em uma experiência desse tipo!

Se você está mesmo decidido a trabalhar fora do país, não deixe de seguir o nosso passo a passo com o seu objetivo em mente. Para economizar tempo e garantir que tudo vai correr bem, contar com uma agência de intercâmbio é uma excelente alternativa. Vale a pena investir nessa experiência que, sem dúvidas, vai mudar o seu futuro para sempre!

Compartilhe o post:

Telegram
WhatsApp
Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

favicon

Vamos viajar?

Fale com a My!