Um guia passo a passo para a residência permanente através da Canadian Experience Class. Desde 2008, a Canadian Experience Class (CEC) oferece um caminho de imigração para candidatos que trabalharam no Canadá e desejam fazer a transição para residência permanente .
Após uma pausa temporária que está em vigor desde setembro de 2021, as rodadas de convites do Express Entry para candidatos CEC devem ser retomadas em julho. Além disso, espera-se que o padrão de processamento para novos candidatos retorne a seis meses.
Como um programa gerenciado pelo sistema Express Entry, as pessoas elegíveis para o CEC obtêm uma pontuação no Comprehensive Ranking System (CRS). Aproximadamente a cada duas semanas, o Immigration, Refugees and Citizenship Canada (IRCC) realiza sorteios do Express Entry convidando os candidatos com maior pontuação a se inscreverem na imigração canadense.
O seguinte é um guia passo a passo sobre como você pode solicitar a residência permanente através do CEC:
Etapa 1: atender aos critérios de elegibilidade do CEC
Para se candidatar ao CEC, você deve atender aos seguintes requisitos:
- Ter pelo menos um ano de experiência de trabalho qualificada, profissional ou técnica no Canadá dentro de 36 meses da data da inscrição;
- Cumprir ou superar um Canadian Language Benchmark (CLB) de 5 (“intermediário inicial”) para empregos NOC B ou CLB 7 (“proficiência intermediária adequada”), para empregos NOC nível 0 ou A; e
- Planeje morar e trabalhar fora da província de Quebec (indivíduos com experiência de trabalho em Quebec e que planejam residir em Quebec podem se inscrever no Quebec Experience Class).
Um ano (ou 12 meses) de experiência profissional é definido como pelo menos 1.560 horas de experiência profissional qualificada no Canadá. As 1.560 horas podem ser obtidas por meio de trabalho em tempo integral ou meio período. O trabalho autônomo e a experiência de trabalho adquirida enquanto você era estudante em período integral (por exemplo, em um período de trabalho cooperativo) não contam no CEC.
Os candidatos podem permanecer no Canadá durante todo o processo de inscrição. O CEC também está aberto a indivíduos que não estão mais no Canadá, desde que enviem sua inscrição dentro de três anos após deixarem o emprego canadense.
Os requisitos CEC são baseados em um modelo de aprovação ou reprovação. Se os requisitos mínimos forem atendidos, o candidato poderá entrar no pool do Express Entry.
Etapa 2: envie seu perfil do Express Entry para o site do IRCC
Ao acessar o site do governo, crie uma conta segura do IRCC e siga as instruções. A ferramenta on-line solicitará que você crie um perfil do Express Entry, insira seu código de referência pessoal, se tiver um, e insira seus dados pessoais.
Você tem 60 dias para preencher e enviar seu perfil do Express Entry, caso contrário, terá que começar de novo.
Depois de preencher seu perfil, você pode enviá-lo e o IRCC descobrirá para qual programa Express Entry você é elegível.
Se você for elegível para o CEC, o IRCC o colocará no pool do Express Entry com outros que também são elegíveis. Você receberá uma pontuação com base em fatores como experiência de trabalho, educação, idade e habilidade no idioma oficial.
Etapa 3: verifique se há um convite para inscrição (ITA) para residência permanente
O preenchimento de um perfil on-line do Express Entry não garante que você será convidado a solicitar a residência permanente. Você precisa ter uma pontuação alta o suficiente para atingir o limite mínimo em um determinado sorteio do Express Entry.
Enquanto estiver no pool, prepare-se para que o IRCC lhe envie um ITA. Se você receber um, terá 60 dias para enviar uma inscrição completa. O IRCC realiza sorteios do Express Entry aproximadamente a cada duas semanas.
Etapa 4: se você receber um ITA, solicite a imigração
Se você receber um ITA, o IRCC enviará uma mensagem informando para qual programa você foi convidado e o que fazer a seguir. O sistema convida automaticamente os candidatos a se inscreverem em um dos programas gerenciados pelo Express Entry na seguinte ordem: Provincial Nominee Program (PNP), CEC, Federal Skilled Worker Program (FSWP) e, em seguida, Federal Skilled Trades Program (FSTP).
O IRCC solicitará uma prova das informações que você enviou no seu perfil do Express Entry. Os oficiais de imigração avaliarão se as informações fornecidas em sua inscrição são diferentes do seu perfil. Se eles encontrarem informações falsas ou detalhes importantes omitidos, eles podem recusar sua inscrição, considerá-lo inadmissível ou impedi-lo de solicitar a imigração por cinco anos.
O IRCC recomenda verificar os critérios do programa para o qual você foi convidado a se inscrever para garantir que ainda seja elegível. Se sua situação pessoal mudar, talvez seja necessário recalcular sua pontuação antes de se inscrever. Se sua pontuação recalculada for menor que o limite mínimo do CRS para sua rodada de convites, o IRCC recomenda recusar o convite.
Recusar um convite significa que você será colocado de volta no grupo de candidatos do Express Entry e poderá ser considerado para futuras rodadas de convites se ainda for elegível. Isso não afeta se você é convidado a se inscrever posteriormente. Não há garantia de que você será convidado a se inscrever novamente, no entanto, você pode melhorar sua chance atualizando seu perfil do Express Entry ou obtendo uma pontuação CRS mais alta.
Se você não responder ao seu ITA em 60 dias, o IRCC retirará seu perfil do pool. Para ser considerado para sorteios futuros, você terá que preencher um novo perfil do Express Entry.
Outras formas de imigrar
O PNP é outro programa de imigração significativo. O Canadá pretende admitir mais de 80.000 candidatos ao PNP como residentes permanentes todos os anos nos próximos três anos, de acordo com o Plano de Níveis de Imigração 2022-2024. Além disso, o IRCC ainda está realizando sorteios do Express Entry a cada duas semanas para candidatos do PNP.
Se você já está no pool do Express Entry, pode ser convidado a se inscrever para uma indicação provincial. Então, se você receber a indicação, isso significará que você receberá 600 pontos adicionados à sua pontuação e poderá solicitar a imigração como candidato ao PNP.
Conclusão
O CEC tornou-se mais proeminente desde o seu lançamento em 2008. No ano passado, foi responsável por um terço do recorde de 405.000 desembarques .
A partir deste verão, o IRCC oferecerá uma nova permissão de trabalho aberta aos titulares de permissão de trabalho de pós-graduação (PGWP), o que lhes dará mais chances de se qualificar para o CEC.
Estudos mostraram que os imigrantes CEC tendem a se sair bem no mercado de trabalho graças à sua experiência canadense antes de concluir o desembarque de residência permanente.
Conteúdo originalmente posta em: CIC News